sexta-feira, julho 21, 2006

A escolha







Ontem ao jantar a sobremesa foi uma meloa (ou melão).
Antes de mais vou esclarecer que sou uma pessoa algo despistada para determinados pormenores e para mim é um pormenor distinguir um melão de uma meloa. Sei o que é uma melancia porque é vermelhinha por dentro e bastante maior do que um morango (porque se não fosse estava no mesmo saco dos frutos que não distingo uns dos outros). E, como gosto de qualquer um dos três, não me interesso muito em saber se é melão, meloa ou melancia. Interessa para este caso, que o fruto de ontem era muito mauzinho qualitativamente. E era muito, quantitativamente. Para mal dos meus pecados porque tive de o comer até ao fim. Mas restou-me o consolo de não ter sido eu a escolher o dito.
E enquanto comia pensava o quanto admirava aquelas pessoas que se detêm na banca da fruta a escolher. É um exercício verdadeiramente caricato. Eu não sou uma pessoa de estatísticas mas, sempre pensei que 80% das pessoas que lá estão no apalpanço e no smelling não fazem puto ideia do que estão a fazer. Eu pelo menos não faço. Mas dou-me a ares.
É vê-los a pegarem, a pressionarem com os dedos numa determinada posição e depois mandam para o ar em distâncias curtas várias vezes. E cheiram. E voltam a cheirar. E com todos estes rituais reunem um sem número de informações preciosas para a escolha acertada. Eu, normalmente preciso de olhar para a tabuleta para saber se é melão ou meloa. Mas também me faço de expert na desesperada procura pela escolha acertada.
E quando um homem se acerca da banca? Aí é que é. Porque a maioria deles não sabe escolher. Mas os que sabem... uuuuu... os que sabem, sabem mesmo!!
Pára tudo. Eles têm outra concentração. E fazem a escolha com mais paixão. Seduzem a fruta. E mais tarde impressionam os convivas com a escolha fantástica que fizeram e com o pedacinho de melão (?) que combina exactamente com o presuntinho porque não tem sumo a mais nem a menos e não é nem muito doce nem pouco... está au point.

Lembrei-me disto, porque até nas coisas simples escolher é uma arte. Escolher bem... é uma sorte.

8 Densidades:

Blogger CoffeeCream said...

O pior é quando a natureza nos baralha...no ano passado em Itália comi melancia branca...e com sabor a melão, pode? Melangelo, seria este o nome?!

7/21/2006 11:47 da manhã  
Blogger Margarida Amaral said...

Pois... é lixado... isso para mim era assassinarem o tico e o teco morrer de desgosto. Era o fim da minha comunidade de neurónio frutal.

7/21/2006 12:12 da tarde  
Blogger azul said...

Há cursos disso?

7/21/2006 12:18 da tarde  
Blogger Margarida Amaral said...

Há conferências internacionais!! A próxima é em Sapuraqui do Pacubá, no Brasil. (Encontrei inúmeros sites brasileiros que explicam a arte da escolha dos frutos... logo deduzo que devam ser experts nesta matéria)

7/21/2006 12:32 da tarde  
Blogger azul said...

Bolas....tens de me dar o site para eu mandar um artigo...depois é só arranjar financiamento (todos sabem onde) e ir lá...

7/21/2006 12:35 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

O Miguel Sousa Tavares sabe escolher!!!!

"Tarde na manhã de sábado vou ao mercado de Campo de Ourique, um quadrado ocupando todo um quarteirão e com entradas por cada um dos lados dos pontos cardeais. Cheira a fruta e a legumes, ainda orvalhados da terra, cheira a cebolas, a coentros, a maçãs e a laranjas: nenhum supermercado cheira assim. Uma peça de fruta nunca é igual à outra, há que escolhê-las uma a uma, porque algumas têm bicho e outras não, algumas estão maduras de mais e outras ainda verdes. Saboreio este prazer de escolher peça a peça a fruta e os legumes, as saladas e os temperos, sem ter de levar, e sem poder escolher, embalagens já prontas de fruta asséptica e normalizada, legumes de sabor sempre igual trazidos de Espanha ..."

Público - 11 Nov 05
Viva Campo de Ourique!
Miguel Sousa Tavares

É assim...quem sabe, sabe... :)

7/21/2006 12:43 da tarde  
Blogger ritix said...

e se fosse o melão dos excesso? também o apalpavam para ver se estava maduro?

7/21/2006 1:08 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

Eu cá não! :)

7/21/2006 1:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home