quinta-feira, julho 20, 2006

Menos 23%

Depois de todas as afirmações sobre o que é ser trintão eu volto-me para a assembleia bloguista e pergunto:

Será que ser trintão é:

- passarmos a ler o diário Jornal de Negócios e determo-nos em notícias como a seguinte?

"Quem se reformar daqui a 25 anos recebe menos 23% de pensão.
As pessoas que se reformarem em 2030 deverão sofrer, em média, um corte nas pensões de 23%, noticia hoje o Jornal de Negócios. São os jovens, que entraram recentemente no mercado de trabalho, que vão sofrer mais.
....
Este é o efeito combinado, até aqui desconhecido, da introdução do factor de sustentabilidade e da antecipação da alteração da fórmula de calculo das pensões, medidas integradas na reforma da Segurança Social, já validada, nos seus princípios, pelos parceiros sociais (excepto a CGTP)."

Eu às vezes fico a pensar se agora leio isto porque me preocupo com os valores das pensões, com as pensões propriamente ditas ou simplesmente porque acho que 2030 já não está assim tão distante.
Se tudo correr bem em 2042 já estou de papo para o ar, a escrever um livro, plantar uma árvore e pelo andar da carruagem da ciência a ter um filho. Claro que com menos 23% do que... hummm, nem sei, mas é preocupante.
Isto claro se o factor de sustentabilidade e da antecipação da alteração da fórmula de cálculo das pensões, medidas integradas na reforma da Segurança Social, já validada, nos seus princípios, pelos parceiros sociais e pela CGTP....(?) perdi-me.

(Parecem os outros com o backbone e a conexão...)

3 Densidades:

Blogger CoffeeCream said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

7/20/2006 2:13 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

Conheço uns trintões que também ficaram presos nesta notícia! ;) Não sei se é a forma mais cool com que se leva a vida aos 30, mas eu cá até achei que uma redução de 23% não é muito. Fiquei a pensar que de facto andam a manipular bem a minha cabeça...com tanta discussão e avisos de que o sistema de segurança social vai colapsar quando chegar a nossa altura de reforma já nem contamos com ela. Fiquei contudo preocupada...numa onda claramente de "trintão"...ainda nem fiz os meus primeiros investimentos (casa, etc..) e já há quem faça PPR´s.... :)

7/20/2006 2:13 da tarde  
Blogger Margarida Amaral said...

xiii, esse pessoal que faz os PPRs e tretas afins não gosta de sapatos de certeza!

7/20/2006 2:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home