quinta-feira, julho 20, 2006

Eclético

A palavra vem do grego 'eklektikós', «que escolhe». Eclético significa partidário do eclectismo que se trata do método que consiste em reunir teses de sistemas diversos, ora simplesmente justapondo-as, ora chegando a uni-las em uma unidade superior, nova e criadora. Bom, em sentido genérico nao quer dizer gostar de tudo, mas quer seguramente dizer respeitar as várias opiniões. Hoje em dia confesso que prefiro os cinzentos. Será que temos assim tantas certezas? Será que vale a pena sermos radicais (aqui no sentido de fundamentalistas) em relação a tantas coisas? Quando ouço alguém afirmar cheio de propriedade que detesta isto ou aquilo, que isto sempre, aquilo nunca, acolá jamais, .....quase que tenho uma gargalhada interior. Sim, interior porque para quem conhece as minhas são bem altas. Fico logo a pensar que o dito fulano ou sicrana ainda não passou por muito e que lhe aguardam os sentimentos bem amargos. À medida que o tempo passa quantos de nós não se lembram de opiniões muito inflamadas que mais tarde ou mais cedo tivemos de abandonar.
Há os que jamais se separariam até o próprio ou um amigo ter essa experiência.
Há os que jamais trairiam.
Há os que detestam gays até terem um amigo gay.
Há os que detestam brasileiros.
Há os que detestam comida japonesa.
Há os que destestam isto e aquilo.
Há os que SO amam isto ou aquilo.
BUT....
Só se cresce vivendo....e eu até posso não saber nada (que não sei) mas prefiro viver a julgar, prefiro experimentar a falar.
Quase todas as pessoas que conheço a começar por mim próprio têm vindo a julgar menos, aceitar mais, tirando o que há de bom de grande parte das pessoas e situações. E daí que acho que estamos todos mais ecléticos. Estamos mais no cinema, na música, nos livros, nas pessoas, nos restaurantes, em tudo...Quanto a mim só estou menos em relação a quem está menos...a quem prefere estar numa caixinha onde só há certo e errado.

2 Densidades:

Blogger ritix said...

não posso crer nos meus olhos? HÁ QUEM DETESTE COMIDA JAPONESA??? ignorantes pffffffffffff

7/20/2006 5:58 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

Buááá, eu detesto...mas ainda estou aberta a mais uma tentativa....a última, dado o trauma das anteriores ;)

7/20/2006 9:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home