quinta-feira, julho 20, 2006

beta radical


Para os teenagers, ser radical é fácil, está-lhes no sangue. Como são isentos de qualquer bom senso, sensatez ou equilíbrio, o mundo resume-se a pretos e brancos, muitas certezas, ódios e paixões. Não há espaço para as gamas de cinzento que nos perseguem cada vez mais, à medida que vamos acrescentando anos.

Já mais perto dos vinte ou nos early twenties, ser radical é um acto consciente que implica decisões. Enchem o corpo de "piersses e tatus", usam roupa que não condiz, usam as calças ou as saias abaixo da linha das cuecas. Ser radical nesta idade, é fazer a queima das fitas toda sem dormir, ir aos festivais de verão e nunca tomar banho, fazer sexo e usar preservativo. Se foram dados ao intelectual, ainda cultivam algum idealismo radical do tipo, dizer sim (ou não) ao aborto, não pagam as propinas, não votam porque os políticos não prestam e muitas outras manifestações extremas.

Aos trinta, ser radical é lixado... e é muito mas caro! A mim, perseguem-me os amigos radicais que aos vinte e muitos ou aos trinta decobriram que é muito cool viajar para sítios que nunca ninguém ouviu falar, sem nada marcado e de mochila às costas. Que ser fixe, é fazer kite-surf, surf ou mergulho, em praias fora dos circuitos tradicionais, com um professor que é um milionário convertido ao hippie-ismo do sec xxi.

Pois eu sou radical mas sou beta, beta radical! Para mim ser radical é viajar e ficar num hotel de 4 estrelas! Mais do que ser radical, é ser parva. Eu gosto mesmo é de ficar em hoteis de luxo, com SPA, e não fazer nada durante horas a fio... de preferência com um escravo que me abane com folhas de bananeira, e que me faça uma feet-massage em jeitos de pulp-fiction (referência cinematográfica). Nunca acampei e agradeço a Deus por isso! Seria absolutamente impensavel viajar e conseguir enfiar a minha roupa numa mochilinha, que ainda por cima não deve ter rodinhas e, como tal, teria de a carregar em ombros! Isso são férias, alguma vez????

Já para os desportos radicais, tenho vocação! Adoro andar a pé e levar o meu i-pod em vez do walkman! Consigo jogar ténis e beber uma litrada de isostar em vez de água, ou, imbatível, tomar banhos de duas horas nas águas geladas das praias do Norte (não esquecer que nas minhas veias só corre sangue algarvio). O meu auge de desporto radical é jogar gamão na praia, sem ser debaixo do guarda-sol ou apostar 11 vazas no sem-trunfo de um jogo de espadinha!

Radical, sim! Mas BETA!

11 Densidades:

Blogger azul said...

Já acampei muitas vezes...mas ok tb confesso que hoje as minhas preferências são, campismo em hoteis e piqueniques em restaurantes.

7/20/2006 2:55 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

7/20/2006 3:23 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

fabuloso! e não é que aos 30 nos começamos mesmo a conhecer? acho que este blog começa a ser uma espécie de psicoterapia.
Agora sim, sei o que sou: Beta Radical! Não podia estar mais de acordo...acampar sim, mas em próximas vidas. Eu gosto é de encontrar aquele design hotel fabuloso, de preferência com SPA e com um pequeno almoço delicioso. De experimêntar a nova massagem holística e passear-me pelo hotel de roupão e chinelos brancos...isso sim, é vida.
E encontrar aquele novo restaurante, ementa original e pratos lindos de morrer....

quanto ao desporto já sou menos beta, mas aí os trinta também têm os seu contributo...hoje em dia experimento tudo...surf, windsurf, danças ciganas etc...e quem pensa que danças ciganas não é um desporto radical que experimente...:)

ah, e depois há aquele gostinho de se ser radical, pelo simples facto de se ser trintona, solteira e de bem com a vida...pelo menos aos olhos de outros trintões que não têm a mesma sorte ;)

7/20/2006 3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sò vive a vida assim alguém (radical beta), que pelos vistos já perdeu a pica pela vida e se deixou levar pelo conformismo, pelo desleixo e que no fundo apenas procura uma desculpa para a sua falta de vontade para quebrar a rotina!!! Dessa forma não aproveitam, não sentem e nem vivem a vida!!!!
Não parem no tempo... cultivem os vossos prazeres de sempre, mas sobretudo, não percam os que todos os dias aparecem, mesmo que estes sejam ensinados e praticados por mais jovens !!!
Os gostos e prazeres da vida são intemporais e completamente independentes da idade... e essa, se tivermos a atitude correcta é apenas psicológica!

7/20/2006 3:45 da tarde  
Blogger ritix said...

uuuuuuuuuuuuu agreste! :)

7/20/2006 4:00 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

grrrauuuuu...agreste mesmo!

uma das vantagens dos trinta (ou talvez nao tenha a ver com a idade) é compreendermos que se pode viver a vida de muitas formas diferentes e que todas elas são óptimas, se estiverem de acordo com a nossa maneira de ser.
não pode haver mais aprumo e gosto pela vida do que saber sentir uma bela massagem, do que tratar do nosso corpinho ;)...do que estar num local como um SPA, onde estamos sós, connosco mesmo apenas, e sentirmos-nos bem, tranquilos, felizes...

e sobretudo não pode haver nada melhor do que saber viver a vida com muito sentido de humor!!!

7/20/2006 4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força Ritix...dá-le brita! :) :) :)

7/20/2006 4:28 da tarde  
Blogger CoffeeCream said...

Para quebrar a rotina nada melhor do que uma massagenzinha, do que lavar a vista num hotel de linhas minimalistas!

E de resto passear o Ipod é uma demonstração de inconformismo....se não fosse ela passeava mas era o radio com drive de cassetes!!!

E também não vejo mal nenhum em ter um escravo (jeitoso, acrescentaria) a refrescar-nos com uma folha de bananeira... in fact, era mesmo do que eu precisava agora! disso, ou de um arzinho condicionado...

7/20/2006 4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ritix, concordo inteiramente contigo. Aima de tudo há que ser BETA RADICALIIIIIIIIIIII.;-)

7/21/2006 12:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa lá, Ritix, mas tens mesmo que SER alguma COISA? É difícil de perceber tanta preocupação em ser MAIS isto e MENOS aquilo, não? As meninas da Zara é que passam a vida a pôr as coisas nas prateleiras certas, lol

9/05/2006 2:45 da tarde  
Blogger ritix said...

tenho mesmo que ser! está me no sangue! não consigo ser nada, por mais que tente! O que fazaer? Pessoas como eu estão destinadas a ser alguma coisa! :)

9/05/2006 2:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home