segunda-feira, setembro 11, 2006

volver! Um regresso à mediocridade...

da crítica!



Eu gosto do almodóvar! Mesmo muito! Para além de gostar dos filmes dele, acho que presta um bom serviço público, já que permite que uma série de pessoas que não percebem nada de cinema para além do mainstream, possam mandar uns bitaites culturais e mais alternativos! Fazer uma referência a qualquer filme do almodóvar no meio de uma conversa, fica sempre melhor do que falar sobre o último filme do Mel Gibson ou da Jennifer Lopez... (antes de tirarem já alguma conclusão sobre a minha arrogância, gostaria de referir que me incluo claramente neste grupo de pessoas!!)

No entanto, lá por não perceber nada desta área, estou convencida que poderia fazer crítica de cinema, diria mesmo que me sinto habilitada e qualificada! Se acham que não, estão completamente enganados! Estava eu calmamente a devorar publicações periódicas de grande audiência, quando me deparei com a seguinte crítica sobre o Volver: "um almodóvar claramente mais maduro!" Ora bem, é preciso ser um génio e ter uma cultura cinéfila brutal para chegar a esta conclusão? Ou será bastante óbvio que alguns anos depois o almodóvar está mais maduro? Não estamos todos? De onde podemos depreender, que ao vislumbrar um novo filme de almodóvar em que ele está mais maduro, nós estamos mais maduros, os actores e actrizes também há um amadurecimento generalizado que salta à vista e que para o detectar não é preciso andar anos a estudar cinema...

Estava eu com este pensamento em mente, quando uma ideia atravessou o meu intelecto: e o Manoel de Oliveira? Está mais maduro ou, uma vez que o povo diz que a velhice é a segunda infância, está menos maduro? E exactamente quando é que deixamos de amadurecer e entramos na fase de regressão? Pior ainda, lembrei-me que poderiam surgir choques cinematográficos gravíssimos quando grandes realizadores deixam de amadurecer e os críticos, os actores, e todos nós continuamos a amadurecer... será que teríamos a mesma percepção do filme, estaria mais ou menos maduro? Ou manteve-se congelado?

5 Densidades:

Blogger Margarida Amaral said...

Mel Gibson? Disseste Mel Gibson? que calafrio...

9/11/2006 10:44 da tarde  
Blogger ritix said...

pois... tens razão! exagerei! :D

9/12/2006 1:07 da manhã  
Blogger ritix said...

certamente não apalpou a penelope cruz :D lol

9/12/2006 1:57 da manhã  
Blogger CoffeeCream said...

Vinha eu postar sobre o "Volver" e já havia post :). Gostei do filme. Da forma como explora a ternura e a cumplicidade feminina, os padrões de vida (mãe e filha que passam pela mesma situação de vida até que uma delas quebra o padrão), os rituais de morte das aldeias....enfim,um filme à la Almodovar. O filme é menos forte do que os anteriores, menos de ruptura. Alguém disse ser um filme de "fim de carreira", uma aceitação da sociedade, um "fazer as pazes" com a vida...talvez demasiado cedo. Espero que nos próximos volte o impacto de um "Tudo sobre mi madre" ou de "Habla con ella". Mas gostei.

9/12/2006 10:26 da manhã  
Blogger ritix said...

coffeecream, este post não é sobre o filme... é sobre os críticos!!! :)

9/12/2006 12:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home