quarta-feira, agosto 02, 2006

o caderninho vermelho

em certos momentos da vida, não em todos, tudo parece ter uma dinâmica diferente. como se de repente o mundo revelasse o seu lado mais subtil. sentimos que esse mundo está sempre lá, talvez nem sempre tenhamos é a predisposição para o apreciar, para o sentir. o fenómeno das coincidências é um desses lados subtis.

primeiro convem perceber o que é isso de uma coincidência. que coincidência é diferente de acaso. que um acaso acontece sem sentido, uma coincidência é algo que acontece mas não por acaso. como por exemplo encontrar uma pessoa com quem se sonhou e já não se vê há muito tempo e ela/e transmitir algo de relevante ou conhecer pessoas que nos falam de situações que estamos a viver e nos trazem uma nova perspectiva das coisas. no minimo as coincidências são situações divertidas, mas podem ser mais do que isso…

segundo as teorias da nova era as coincidências trazem mensagens que potenciam a evolução individual. carl jung chamava a este processo sincronicidade, ou “efeito do arquétipo mágico”. de qualquer modo parece ser geralmente aceite que a consciência da coincidência permite ao homem uma harmonização com o mistério do universo, seja ela um acontecimento aleatório ou uma resposta a uma pergunta inconsciente.

na semana passada resolvi ir comprar o último livro do paul auster – “loucuras em Brooklyn” – e eis que descubro um outro livrinho do mesmo autor “o caderno vermelho”. nele, paul auster anotou algumas das coincidências mais engraçadas da sua vida. as minhas sucedem-se. já comprei um caderninho para as começar a anotar. :)

1 Densidades:

Blogger JPR said...

Boas escolhas... o Paul... e o caderninho...

C ya...

8/03/2006 12:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home