quinta-feira, setembro 28, 2006

Afinal, nem tudo está perdido

Há uns dias, estava eu a fazer um zapping e passei pelos Morangos com Açucar (sim, está sempre a dar... por isso é que passei). Detive-me. Sim! Confesso. Perante a imagem que se apresentava aos meus olhos era impossível mudar. Era uma cena passada numa sala de jantar e o diálogo era da típica família portuguesa à mesa. Não julgo o diálogo porque eu não tenho uma típica família nos tempos que correm e se calhar até é mesmo assim.
Mas... lá no fundinho... estava o motivo do meu espanto e admiração imediata pela série.
Um quadro de Camargo. Um quadro gigante, tela a óleo, de Marie Camargo.
Bolas! Afinal a Alta Autoridade para a Comunicação Social não anda a dormir! Isto é serviço público, os Morangos promovem de uma forma subtil a mais recôndita história das culturas.
Marie Camargo foi uma bailarina pungente do séc. XVIII. Numa altura em que as mulheres começavam a dançar, a dança dita erudita entenda-se e com uma notoriedade que merecesse a pena considerar, Camargo marcou a história da dança.
Subiu as saias até aos tornozelos, alterou os sapatos tirando-lhes o salto (tanto a homens como a mulheres) e com isso introduziu na dança os grandes saltos e as batteries: jetés, cabrioles, entrechat quatre...
Enfim... um bem haja aos senhores que todos os dias trabalham e trazem até nós os Morangos com Açucar.

terça-feira, setembro 26, 2006

old friends

Este fim de semana reencontrei um velho amigo! A vantagem dos trintões é que já vivemos o suficiente para ter o prazer de reencontrar amigos que não vemos há anos e anos.... e que bem que isso sabe!

Amigos... não conhecidos! Amigos daqueles com quem gostávamos de estar, amigos que não vemos há anos mas de quem nos estamos sempre a lembrar! Apetece falar de tudo ao mesmo tempo, com saudades das vezes que rimos juntos, com imensas coisas para contar, imensas coisas para ouvir, imensas coisas para recordar! As horas passam num instante e não percebemos como pudemos ficar tanto tempo sem falar... como fomos burros, preguiçosos! Fazemos promessas para que isso não volte a acontecer, NUNCA, NUNCA MAIS!

...e o prazer de reencontrar, onde é que fica????

terça-feira, setembro 19, 2006

queer eye



Andava eu a fazer o zap pelos maravilhosos canais que a tv cabo me proporciona quando, na SIC mulher, deparei com o programa "Queer eye for a straight guy!. Para quem não sabe, este programa equivale ao Esquadrão G da Televisão Portuguesa, mas os 5 gajos gays são americanos e bem mais giros. Mas isso não é importante, simplesmente este acaso reavivou uma ideia que surgiu quando o esquadrão G estreou em Portugal.

Para quem também não sabe, porque não vê televisão de qualidade, este programa, nas suas várias versões, consiste num grupo de 5 homens assumidamente gays que invadem a vida de um homem assumidamente straight e mudam tudo o que ele faz, veste, etc, até a alma! Devo confessar que, na maioria dos casos, as melhoras são mais do que evidentes, no entanto, os espécimes analisados são tão maus que um simples banho parece milagre! Para não acharem que estou a exagerar, no episódio que estou a ver, um dos G esteve a explicar ao H o que é um desodorizante e porquê deve ser utilizado! Believe it or not!

Mas estou a dispersar-me! Este post não é sobre o interesse deste programa mas sobre o conceito: 5 homens gays (bastante efeminados) tomam conta de um verdadeiro macho man e tornam-no mais parecido com eles... a vestir, a comer, a comportar-se! Parece ridículo? Não, nos dias de hoje, não! MAS e se fosse ao contrário????? Não estou a referir-me a 5 Hs mudarem um G! Estou a referir-me ao sexo contrário... Imaginem que 5 mulheres assumidamente lésbicas invadiam a vida de uma outra mulher assumidamente straight e muuuuuito feminina e mudavam tudo de forma a ficar menos feminina! Faz sentido?

segunda-feira, setembro 18, 2006

Começo a notar aqui um padrão anti-depressivo. É sempre um jantaruncho!!! e devo dizer que tu, ritix, e o teu grande amigo não se tratam nada mal, não senhora...
D'oliva, foz velha...
Ai que de repente sinto-me BUÉ deprimida... também quero mousses de chocolate e massinhas frescas e outros pitéus.

Tenho dito. Sim sim, é tudo inveja.

domingo, setembro 17, 2006

humilhação pública

caros parceiros bloguistas nervosos, serve o presente post para vos humilhar publicamente!

MEXAAAAAAAAAAAAAAM-SE! ESCREVAM! LAVEM A ALMA!!!!!! MAS ACIMA E TUDO, POSTEM!

brincamos, não? humpf!

antidepressivo potente II


jantar no foz velha com um grande amigo
(vinho fabuloso, comida sublime, atendimento excelente... ambiente indescritível!)

passeio digestivo junto ao mar
(sem frio nem calor, just right)

deitar conversa fora num café
(meio café, meio tasco)

belaaaaaaaaaaaaaaaaaaa noite de sono
(hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm)

funciona!

sexta-feira, setembro 15, 2006

o que escrever...

...quando não há nada para dizer?

quinta-feira, setembro 14, 2006

Portinhola

Apeteceu-me um kit kat. Fui a uma destas máquinas. Agorinha mesmo. Comprei um capuccino e depois o chocolate. Diz-me a máquina a certa altura: escolher o número, inserir a quantia, abrir a portinhola, fechar a portinhola.
Portinhola?
Eu sei que ninguém espera aprender com uma vending machine mas... portinhola?
Segundo o dicionário: "de portinha
s. f., pequena porta de carruagem; tira de pano para resguardar a abertura da algibeira; braguilha; Náut., peça que tapa as canhoeiras dos navios."
Bem... presumo que a vending machine parta às 17:00. É intercidades.

quarta-feira, setembro 13, 2006

o mundo...

Já pensaram em todas as coisas que se passam no mundo e que nós não sabemos, ou pior ainda, sabemos mas escapam-nos?
fotografias que ficam por tirar
músicas que jamais iremos ouvir
quadros de génios anónimos que nunca vão ser vistos
o livro das nossas vidas que não podemos ler porque está escrito em checo e nunca foi traduzido
um poeta famoso que se cruza connosco na rua mas que não soubemos identificar
um prato maravilhoso que nao tivemos coragem de experimentar
milhares de oportunidades perdidas de sermos pessoas um pouco ou muito diferentes


que mundo injusto este...

terça-feira, setembro 12, 2006

o linque do manel

Sem título

Eu tinha prometido postar sobre a Elsa Raposo. Prometi à Ritix.
Nós achamos que a Elsa Raposo é merecedora de postanços nos blogues deste Portugal. Porquê ainda não sabemos mas achamos que sim.
Mas eu não pósto assim sobre a senhora sem me documentar convenientemente. Fui googlar e fui ao site oficial da dita. Não encontrei nada a não ser mais matéria para dois póstes no blog. Um: o site da raposo é vazio, entenda-se oco, só tem homepage... o que até está em certa forma de acordo com o esperado; Dois: porque a empresa que o fez amanda-nos com um parlapiê digno de qualquer empresa de soluções multimédia. Disso falarei numa próxima. Da empresa. E da Raposo também.
Mas encontrei no meu googlanço uma coisa extraordinária: o site oficial do Manuel Serrão.
Ya people... o Manel tem um site.
Palavras para quê? Tá lá tudo: o CV (e que CV!!! "Confrade da LASVIN, Confraria do Vinho-Verde, Confraria da Broa de Avintes e Confraria de Jornalistas enófilos, Confraria do Vinho do Porto; Confraria do Savel e da Lampreia e Confraria das Tripas à Moda do Porto;" e também "Sócio 6635 do Futebol Clube do Porto e ex membro do seu Conselho Cultural;") tem fotos, artigos, vejam por favor as referências, e as frases...
Eu sugiro que coloquemos este site como nosso site sugerido.

Pronto... já desopilei.
E agora... com a sorte que eu tenho o Manuel deve ser da família da coffee ou do BCool...

antidepressivo potente

jantar com um grande amigo no d'oliva, comer mousse de chocolate, ir comprar cervejas à bomba de gasolina e jogar gamão à luz de velas! Funciona!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Dar as ultimas

Acho que é completamente impossível não falar do 11 de Setembro. E de ano para ano as razões vão mudando. 1, o choque, 2, a revolta, 3, o drama, 4, a tragédia, 5, a repetição em jeito de invasão de todo o choque e o drama e a tragédia.
Este fim de semana foi um novo bombardeamento desta vez de documentários sobre o tema. E crónicas. E imagens. E testemunhos, gravações. e o povo não se cansa. Eu própria papei tudo. Há fins de semana assim.
E enquanto via, de documentário para documentário fui pensando que para além de achar já um abuso desrespeitador da memória de todos os que pereceram, há coisas sobre as quais devia pensar. Pensar para preparar os meus últimos momentos de vida no caso de os poder gozar com consciência ainda que sob pressão de um qualquer encapuzado (como eu gosto desta palavra... transporta-me para um outro Universo... encapuzado... esta reflexão fica para uma próxima).
(E aviso que daqui para a frente neste projecto de texto não quero ferir a susceptibilidade de ninguém)
As coisas que tenho de pensar e fazer são:
Criar uma lista no meu iPod (the last songs) com a duração de uma horita, mais coisa menos coisa com as minhas músicas favoritas, incluirá claro a Universal e a Exit music for a film (que até me parece apropriada)... sim eu não evoluo e continuo com estas músicas no meu top 2.
Fazer um grupo de correio electrónico (último mail) a quem enviarei umas palavrinhas. As últimas.
Para os menos tecnológicos tenho de ligar ou enviar uma sms. O que me lembra que tenho de me informar dos números daqueles serviços de crava uma vez que normalmente nunca tenho saldo. São algumas pessoas ainda, mãe e pai, tios, a minha prima, os meus primos, as minhas meninas do ballet, as minhas amigas do ballet, pessoal do trabalho, o meu gerente bancário, ex-marido, aqueles meus outros primos, amigos que já não o são mas que até tenho pena que não o sejam, amigos que ainda o são, amigos que ainda são e que tenho pena que sejam, o príncipe perfeito. De todos estes tenho de decidir quais é que recebem uma sms e a quais é que ligo.
Enquanto faço tudo isto o ideal era ter uns brigadeiros e um cálice de madeira.
Acho que é pretty much it. Últimas palavrinhas, últimas cançõezinhas, último gesto de degustação sublime e caboum!! acho que ficava satisfeita.

AH! a partir de agora vou viajar sempre com o meu melhor par de sapatos. Nunca se sabe.

volver! Um regresso à mediocridade...

da crítica!



Eu gosto do almodóvar! Mesmo muito! Para além de gostar dos filmes dele, acho que presta um bom serviço público, já que permite que uma série de pessoas que não percebem nada de cinema para além do mainstream, possam mandar uns bitaites culturais e mais alternativos! Fazer uma referência a qualquer filme do almodóvar no meio de uma conversa, fica sempre melhor do que falar sobre o último filme do Mel Gibson ou da Jennifer Lopez... (antes de tirarem já alguma conclusão sobre a minha arrogância, gostaria de referir que me incluo claramente neste grupo de pessoas!!)

No entanto, lá por não perceber nada desta área, estou convencida que poderia fazer crítica de cinema, diria mesmo que me sinto habilitada e qualificada! Se acham que não, estão completamente enganados! Estava eu calmamente a devorar publicações periódicas de grande audiência, quando me deparei com a seguinte crítica sobre o Volver: "um almodóvar claramente mais maduro!" Ora bem, é preciso ser um génio e ter uma cultura cinéfila brutal para chegar a esta conclusão? Ou será bastante óbvio que alguns anos depois o almodóvar está mais maduro? Não estamos todos? De onde podemos depreender, que ao vislumbrar um novo filme de almodóvar em que ele está mais maduro, nós estamos mais maduros, os actores e actrizes também há um amadurecimento generalizado que salta à vista e que para o detectar não é preciso andar anos a estudar cinema...

Estava eu com este pensamento em mente, quando uma ideia atravessou o meu intelecto: e o Manoel de Oliveira? Está mais maduro ou, uma vez que o povo diz que a velhice é a segunda infância, está menos maduro? E exactamente quando é que deixamos de amadurecer e entramos na fase de regressão? Pior ainda, lembrei-me que poderiam surgir choques cinematográficos gravíssimos quando grandes realizadores deixam de amadurecer e os críticos, os actores, e todos nós continuamos a amadurecer... será que teríamos a mesma percepção do filme, estaria mais ou menos maduro? Ou manteve-se congelado?

terça-feira, setembro 05, 2006

a 50%, se tanto!


Regressei de férias mas ainda não estou a funcionar a 100%! Não é nada fácil retomar o ritmo de trabalho, com este sol, este calor e com telefonemas e sms de alguns antipáticos que ainda estão de férias e que fazem questão de mo lembrar! Será que um dos maiores prazer de estar de férias é pensar em todos aqueles coitados que estão a trabalhar?

segunda-feira, setembro 04, 2006

RITIX IS BACK

...mas isto das férias cansa tanto que hoje ainda não consigo postar nada que vallha a pena ler! eh eh eh afinal, 3 semanas não chegam para nada!